Imunoterapia para Ácaros (poeira)

O que são vacinas alergênicas?

As vacinas alergênicas são utilizadas em pacientes alérgicos e tem a função de aumentar a tolerância a alérgenos específicos.

São frações de proteínas, extraídas dos diversos alérgenos (causadores da alergia) como os ácaros da poeira, os fungos, os epitélios e secreções de animais, venenos de insetos e pólen de plantas, portanto, são extratos de proteínas alergênicas. O uso universal da palavra “vacina alergênica” fez com que o Comitê de Alergia da O.M.S. (Organização Mundial da Saúde) decidisse que os extratos alergênicos para imunoterapia pudessem ser referidos como “vacinas alergênicas”, cujos antígenos modificam ou modulam uma resposta imune nas doenças alérgicas.

O que é imunoterapia ou vacinas alergênicas?

Consiste em dar o própria substância que o paciente é alérgico em doses crescentes e progressivas melhorando os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes.

Tratamento das doenças alérgicas com vacinas alergênicas:

Este tratamento completou recentemente 100 anos de existência.

É o único tratamento capaz de mudar a história natural da doença!

Diferentemente de outras intervenções, a imunoterapia específica é a única forma terapêutica que visa tratar a causa e não os sintomas e que proporciona melhora, em longo prazo, das doenças alérgicas, as quais se mantém mesmo após a interrupção da imunoterapia.

A imunoterapia para ácaros tem sido efetiva em casos de rinite, conjuntivite, asma alérgica e alguns casos de dermatite atópica.

Estudos comprovam que a imunoterapia para ácaros previne asma em pacientes que tem rinite alérgica.

O tempo de tratamento é longo, geralmente são dois anos de duração. Pode ser utilizada por via subcutânea (injetável com agulha de insulina) ou sublingual.

Existem vários protocolos de tratamento de Imunoterapia Subcutânea, mas todos tem uma fase de indução (enquanto estamos aumentando as doses) e uma fase de manutenção (manter a dose que o paciente tolerou sem sintomas). O protocolo que utilizamos aqui na clínica ocorre da seguinte maneira:

Fase de indução: o paciente vem na clínica 1 vez por semana para aplicação durante 4 meses.

Fase de manutenção: o paciente que terminou a fase de indução passa a vir na clínica 1 vez ao mês até completar pelo menos 2 anos de tratamento.

Imunoterapia subcutânea para ácaros

Imunoterapia subcutânea para ácaros

Dúvidas frequentes:

Por que a Imunoterapia subcutânea para ácaros tem que ser realizada na clínica?

Porque existe risco de reação e é necessário que a clínica tenha todas as medicações e suporte para tratar uma reação que venha a ocorrer.

Quais reações podem ocorrer?

Vermelhidão e discreto inchaço são as reações que mais ocorrem e melhoram com um antialérgico ou gelo no local.

Como estamos injetando a própria substância que o paciente é alérgico, podem ocorrer os sintomas que o paciente costuma ter quando entra em contato com os ácaros (poeira) como espirros, coceira, coriza, obstrução nasal, tosse e até chiado no peito no caso dos asmáticos.

Raramente podem ocorrer reações mais graves como a anafilaxia. Por isso, é necessário ser realizada em local que tenha médico treinado e medicações para tratar imediatamente qualquer reação que venha a ocorrer.

Estas reações graves são imediatas. Então, o paciente tem risco de reagir logo após a aplicação da vacina. Orientamos que permaneça em observação 30 minutos após a aplicação da vacina. Se não ocorrer nenhuma reação aqui, é muito pouco provável que ocorra alguma reação em casa.

Se eu estiver resfriado posso fazer a vacina?

Não. Se você estiver com febre ou alguma infecção não fazemos a vacina naquela semana e retornamos o tratamento na próxima semana.

Precisa suspender alguma medicação para realizar a vacina?

Não. Você pode continuar usando sua medicação de alergia durante o tratamento. Porém, esperamos que com o tratamento seja possível diminuir ou suspender o uso posteriormente. É importante continuar o acompanhamento com consultas para esta reavaliação da medicação.

Se eu viajar e não puder comparecer na próxima data prevista?

Caso você atrase o tratamento em um período superior a 14 dias será necessário um ajuste de dose. Geralmente diminuímos um pouco a dose para depois continuar aumentando.

Preciso fazer algum exame antes de iniciar a Imunoterapia para Àcaros?

Sim. Precisamos fazer um teste cutâneo (prick test) para saber a qual ácaro você é alérgico, e se tem alergia a outros alérgenos como cão, gato, pólens, fungos, etc.

A Imunoterapia é específica para aquela substância que você é alérgico, por isso a necessidade do teste alérgico.

Outros Tratamentos de Tratamentos

Tratamento de Dessensibilização a Medicamentos

Algumas pessoas são alérgicas a medicamentos em que não é possível substituir por outros e precisam utilizar continuamente a medicação. Neste caso, podemos realizar a dessensibilização ao medicamento. Por exemplo, algumas pessoas precisam tomar AAS e este não pode ser substituído por outro antiagregante plaquetário. Neste caso, realizamos um procedimento em que administramos doses progressivas […]

Veja Mais

Imunoterapia para Abelha, Vespa e Formiga

O que é imunoterapia ou vacinas alergênicas? Consiste em dar a própria substância que o paciente é alérgico em doses crescentes e progressivas melhorando os sintomas e a qualidade de vida dos pacientes. Diferentemente de outras intervenções, a imunoterapia específica é a única forma terapêutica que visa tratar a causa e não os sintomas e […]

Veja Mais

Aplicação de Imunobiológicos

O Omalizumabe, também conhecido como anti-IgE é uma medicação que pode ser utilizada há muitos anos para asma não controlada e em outubro/2015 foi aprovado pela Anvisa para pacientes com Urticária Crônica. A aplicação é por via subcutânea. Deve ser aplicado por médico com experiência e em clínica especializada, que tenha equipamentos e medicamentos para […]

Veja Mais

Dessensibilização Oral ou Imunoterapia Oral com Alimentos

O que é Dessensibilização Oral ou Imunoterapia Oral? Até pouco tempo atrás, pessoas com alergia a um determinado alimento como o leite tinham de eliminá-lo da sua dieta e esperar até que a tolerância oral acontecesse expontaneamente.   Para casos especiais, pesquisas recentes tem demonstrado a eficácia de uma nova alternativa, a imunoterapia oral ou dessensibilização […]

Veja Mais